Entenda o que significa cada status da nota (autorizada, pendente, denegada, inutilizada, cancelada, inconsistente)

Autorizada: quando a nota já foi enviada para o Sefaz e o mesmo já retornou com todas as exigências devidamente aprovadas e a nota já está autorizada para ser utilizada.

Pendente: quando a nota já foi enviada para o Sefaz e está aguardando um retorno do mesmo.

Denegadas: quando o Sefaz reconhece alguma irregularidade fiscal e por isso não autoriza a nota. Esse é o status final da sua nota e não pode ser alterado. Nesse caso será necessário verificar a irregularidade fiscal, corrigi-la e emitir outra nota.

Inutilizadas: quando você precisa simplesmente informar que determinadas numerações de nota não serão usadas. Então você inutiliza uma sequência de números ainda não utilizada antes, ou seja, que não tenha nenhuma nota com essa numeração seja ela autorizada, cancelada ou denegada.

Canceladas: quando o Sefaz já aprovou a nota e você detectou algum erro na sua nota, pode ser erro de digitação de nomes ou até mesmo de valores. Você também pode cancelar uma nota quando a negociação relacionada a ela não existir mais, mas para isso você precisa cumprir algumas exigências. (para saber mais sobre cancelamento de notas clique aqui)

Inconsistentes: quando sua nota já foi para o Sefaz e ele detectou algum erro no decorrer da nota, então sua nota retorna como inconsistente e dependendo do erro acusado, você pode corrigir e reenviar a nota. Alguns erros não podem ser corrigidos e nesses casos, deve-se emitir outra nota. Para verificar a inconsistência da sua nota, conte com o Suporte de Atendimento ao Cliente da Softdib.

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